Teatro solidário no Solar do Jambeiro

“No Quintal de Sua Casa”, de Cristina Xavier, montada pela XR-Produções, faz apresentação beneficente no Solar do Jambeiro, em Niterói, no dia 6

 

A peça “No quintal de sua casa”, de Cristina Xavier, tem apresentação beneficente na próxima quarta-feira, dia 6, às 10 horas, no Solar do Jambeiro, em Niterói. Com direção de Wanner Rodrigues, o e espetáculo vai arrecadar alimentos e brinquedos, para a distribuição a crianças carentes, numa ação que já se tornou tradição da XR-Produções, que produz a peça.

Neste ano, “No quintal de sua casa” foi levado a várias escolas municipais em Itaboraí e fez apresentações em locais como a Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, sempre levando uma mensagem de ecologia e respeito ao meio ambiente, voltada para crianças. Um sucesso, com atores de Itaboraí, jovens talentos que são formados pela própria XR-Produções e que, graças as montagens como esta, conseguem se profissionalizar.

O elenco na montagem desta quarta-feira conta com Anderson Correia, Anna Dreew, Débora Emerick, Érika Estoduto, José Iremar, Rafael Sauerbronn, Renan X. Calmon, Talita Suwdrani e Wanner Rodrigues.

A PEÇA

“No quintal de sua casa” conta a história de um menino que, devido a sua curiosidade, tenta entender porque a mãe chama o pai pelo apelido de Curupira. O garoto, chamado Pedro, adormece em seu quintal e começa a sonhar. No sonho, seu pai é o folclórico personagem Curupira e Pedro começa a brincar com ele, pensando que se trata do pai disfarçado.

A peça promove uma viagem pelos contos folclóricos, lendas e crenças populares do país. Nesse meio, Pedro questiona quem é o Curupira e o que faz ali. Pedro conhece as coisas do mundo fantástico dos personagens folclóricos e, paralelamente, entende melhor a sua própria vida.

Wanner Rodrigues e Cristina Xavier consideram importante que o grupo mantenha sempre o foco em ajudar a quem precisa, como tem feito ao longo de sua existência. No ano passado, por exemplo, o grupo fez uma apresentação no E.C. Comercial, em Itaboraí, que rendeu muitos brinquedos distribuídos a moradores carentes do bairro Gebara. Além disso, o grupo tem sempre buscado novos talentos, como Talita Suwdrani, que faz sua estreia nesta apresentação.

O texto leva as crianças a uma experiência que estimula e diverte, aumentando o interesse pelas atividades artísticas, além de falar sobre meio ambiente, cuidados com a dengue e outros temas do momento.

SERVIÇO

O Solar do Jambeiro fica na R. Pres. Domiciano, 195 – Ingá, Niterói. Ingressos: R$ 40 (R$ 20 meia) + um Kg de alimento não perecível. Parte do ingresso será usado na compra de brinquedos para distribuição a crianças carentes.

 

Foto: Divulgação