Silva Jardim inaugura nova emergência municipal

CON-0301
A unidade ficou pronta após dez anos de seu projeto inicial

Num momento em que vários hospitais, postos de saúde e UPAS estão sendo fechados, devido à crise nacional, Silva Jardim acaba de ganhar uma Nova Emergência – Unidade de Atendimento Pré Hospitalar Ângela Maria da Costa Brito.

A nova emergência não saía do papel desde 2006 e após completar dez anos a unidade foi finalizada e entregue à população, equipada para oferecer um ambiente adequado para atendimento aos usuários. Funcionária efetiva de Silva Jardim desde 1997, a Secretária de Saúde Tereza Fernandes explicou o processo de construção da nova emergência, iniciado em 2006.

“A história desta emergência eu sei. Em 2006 foi feita a planta para construção e foi quando se conseguiu um recurso com o Governo Federal para construção da unidade, mas nenhuma obra foi iniciada neste período. Em 2009, quando mudou o governo, o secretário da época tentou dar prosseguimento nesta obra. Ele foi para Brasília e conseguiu um aporte de recurso e resolveu mudar a planta da Nova Emergência, mas novamente nada foi feito. A casa que tinha aqui, que servia de base do Samu, foi demolida no final de 2011 e em 2012 o governo da época só colocou os alicerces. Só quando assumimos, em 2013, que o prefeito disse que iríamos concluir a obra da Nova Emergência. Ele arregaçou as mangas e fez o verdadeiro papel de um prefeito, partiu para Brasília para descobrir por que a obra estava paralisada. Foi quando descobrimos que ela estava parada por falta de prestação de contas dos serviços que já tinham sido executados na obra. Prestamos contas do serviço e retornamos à obra. A obra foi concluída em 2015, mas não queríamos entregar a Nova Emergência sem ar-condicionado e sem a rede de gases. Concluímos, recentemente, a instalação destes equipamentos e está aí, uma Nova Emergência toda equipada, com camas automatizadas, monitor cardíaco na sala vermelha e ambiente agradável para dar conforto à nossa população”, disse Tereza.

O prefeito, Anderson Alexandre, falou sobre a escolha do nome dado ao prédio, que homenageia a ex-servidora municipal da área da Saúde, já falecida, Ângela Maria da Costa Brito.

“Ângela era minha comadre, minha amiga, e teve um papel muito importante na minha vida. Esta é uma homenagem justa e, com certeza, ela estaria muito feliz com essa inauguração”, afirmou o prefeito, Anderson Alexandre.

A secretária de Saúde ainda comentou sobre a realidade da saúde municipal em 2013.

“Quando assumimos a gestão, em 2013, nós encontrávamos filas quilométricas, as pessoas dormiam nessa fila pra pegar número para o ambulatório e tinham casos em que as pessoas pagavam pra outras pessoas dormirem na fila. Hoje, ao contrário, não deixamos que nossa população enfrente filas para atendimentos ambulatoriais em outras cidades, pois nós temos mais de 25 especialidades aqui em Silva Jardim” ressaltou Tereza Fernandes.

Dois ex-prefeitos do município participaram da inauguração: Antônio Carlos Lacerda e Elmari Alves do Nascimento.

“Hoje é um dia de muito prazer para Silva Jardim, porque não é em qualquer lugar no nosso Estado que se está inaugurando uma obra nova. Eu quero parabenizar o prefeito Anderson Alexandre, estou aqui por isso, por que eu acho que governar é fazer obra, é se construir aquilo que o povo precisa”, declarou Elmari.

O secretário de Estado de Assistência Social, Paulo Melo, falou do momento atual dos municípios da região e da importância de inaugurações em tempos de crise.

“A minha esposa é prefeita de Saquarema e nós sabemos das dificuldades, mas eu tenho orgulho de estar aqui, os únicos dois municípios periféricos que não atrasaram, que não faliram, são os municípios de Silva Jardim e de Saquarema, pois pagam os salários em dia, mantém a saúde aberta, mantém a educação funcionando“, comentou Paulo Melo.

Representando a família da homenageada, Ângela Maria da Costa Brito, o vereador Flávio da Costa Brito destacou a importância da obra.

“Num momento de crise no nosso Estado, onde outros municípios estão fechando hospitais, se fecham postos de saúde e nós estamos aqui no município de Silva Jardim, graças a Deus, inaugurando a Nova Emergência, que tem o nome da minha amada irmã, que trabalhou incansavelmente para melhorar a qualidade da saúde de nosso município. Então, temos um momento de tristeza, mas também de alegria porque eu sei que ela ficaria muito feliz com essa inauguração”, afirmou Flávio.

Centenas de moradores e autoridades participaram da inauguração, como os vereadores Roni Luiz, Marcilene Xavier, Jazimiel Batista, Vivaldo Magalhães e Webster Barcelos, além da presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren/RJ), Maria Antonieta Rubio Tyrrell, e de vários secretários e subsecretários municipais.

 

Foto: Divulgação