Segurança amplia comunicação com cidades do interior do Rio

EST-0201A Secretaria de Segurança entregou nesta terça-feira (18/4) cerca de 250 novos radiotransmissores para prefeituras da região do Sul Fluminense. A parceria vai permitir o contato direto dos municípios com o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), onde estão representantes das principais instituições da Segurança e de Defesa Civil. As cidades de Piraí, Volta Redonda, Barra Mansa, Quatis, Porto Real, Resende e Itatiaia foram beneficiadas.

“Com os rádios, estamos conseguindo expandir a rede de comunicações críticas, beneficiando a população das regiões limítrofes do estado. Já avançamos pelo Médio Paraíba e o Centro-Sul e esperamos alcançar o Norte Fluminense no segundo semestre”, explicou o subsecretário de Comando e Controle, Rodrigo Alves.

Adquiridos e utilizados durante os Jogos Rio 2016, os rádios representam um importante legado. Os novos aparelhos são mais resistentes e contam com sistema digital no padrão TETRA criptografado, que garante a rápida resposta e comunicação segura entre as equipes operacionais.

“Os rádios representam um ganho efetivo na qualidade do atendimento das polícias de todas estas regiões. Estamos unificando esta comunicação, agilizando o contato e contribuindo efetivamente para salvar vidas”, disse o superintendente de Comunicações Críticas, Alexandre Corval, que fez contato, ao vivo, por rádio e com imagens de celular da V Região Integrada de Segurança Pública (RISP), em Volta Redonda, com o CICC.

Para o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, a parceria com o Governo do Estado vai garantir o reforço na segurança dos moradores do município.

“Os novos rádios demonstram o avanço que as Forças de Segurança terão, contribuindo para o dia a dia da população”, disse Samuca.

MONITORAMENTO

Além da alta qualidade de som, os aparelhos permitem o monitoramento por GPS – com localização das equipes em campo por mapas digitais e identificação rápida do atendimento mais próximo da ocorrência.

 

Foto: Divulgação