Sábado tem Vila Encantada de Natal em Itaboraí

Chega a Itaboraí amanhã o espetáculo “Vila Encantada de Natal”, que leva a magia do Natal para a Praça Marechal Floriano, no Centro

 

A Praça Marechal Floriano Peixoto, em Itaboraí receberá no próximo dia 9 de dezembro (sábado), das 10h às 21h, a apresentação do espetáculo de Natal, em parceria com a companhia de energia elétrica Enel. Itaboraí foi uma das seis cidades contempladas no Estado do Rio de Janeiro a receber a magia do Natal, por meio do projeto “Vila Encantada de Natal”.

A caravana itinerante contará com exibição de filme, espetáculo teatral e oficina de enfeites natalinos. Ao ar livre e com entrada gratuita, o projeto visa compartilhar arte, cultura e a mensagem do Natal entre comunidades da área de concessão da Enel Distribuição Rio.

A Vila Encantada de Natal contará com atividades que promovem a mobilização dos moradores locais, como uma oficina de arte com material reciclado, ministrada por artesãos locais, e um mutirão voluntário para a realização da decoração do local do evento. Além disso, um espetáculo de teatro e um filme curta-metragem serão apresentados para todas as idades.

O projeto Vila Encantada de Natal é realizado no Ceará desde 2015, pelo Grupo Manga, com a Kundera Produções Artísticas. No Rio, conta com o patrocínio da Enel, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

NATAL

O Natal, que marca para o cristianismo a data do nascimento de Jesus, é comemorado em 25 de dezembro. A data é uma oportunidade para o congraçamento das famílias e, no Brasil e em outros países, para a troca de presentes. A origem do festejo, no entanto, é anterior ao cristianismo – baseada na celebração anual do solstício de inverno. Buscando a conversão de pagãos que viviam sob o domínio do Império Romano, a comemoração do nascimento de Jesus passou a ser feita nesta data.

Costumes populares modernos típicos do feriado incluem a troca de presentes e cartões, a Ceia de Natal, músicas natalinas, festas de igreja, uma refeição especial e a exibição de decorações diferentes; incluindo as árvores de Natal, pisca-piscas e guirlandas, visco e presépios. Além disso, o Papai Noel é uma figura mitológica popular em muitos países, associada com os presentes para crianças.

Como a troca de presentes e muitos outros aspectos da festa de Natal envolvem um aumento da atividade econômica entre cristãos e não-cristãos, a festa tornou-se um acontecimento significativo e um período chave de vendas para os varejistas e para as empresas. O impacto econômico da comemoração é um fator que tem crescido de forma constante ao longo dos últimos séculos em muitas regiões do mundo.

PAPAI NOEL

Uma série de figuras de origem cristã e mítica têm sido associadas ao Natal. Entre estas estão o Papai Noel, também conhecido como Santa Claus (nos países de língua inglesa), Père Noël, Weihnachtsmann, São Nicolau ou Sinterklaas.

Papai Noel é um mítico portador de presentes, vestido de vermelho, cujas origens têm diversas fontes. A origem do nome em inglês Santa Claus pode ser rastreada até o Sinterklaas holandês, que significa simplesmente São Nicolau. Nicolau foi bispo de Mira, na atual Turquia, durante o século IV. Entre outros atributos dados ao santo, ele foi associado ao cuidado das crianças, à generosidade e à doação de presentes. Sua festa em 6 de dezembro passou a ser comemorada em muitos países com a troca de presentes.

São Nicolau tradicionalmente aparecia em trajes de bispo, acompanhado por ajudantes, indagando as crianças sobre o seu comportamento durante o ano passado antes de decidir se elas mereciam um presente ou não. Por volta do século XIII, São Nicolau era bem conhecido nos Países Baixos e a prática de dar presentes em seu nome se espalhou para outras partes da Europa central e do sul. Na Reforma Protestante nos séculos XVI e XVII na Europa, muitos protestantes mudaram o personagem portador de presente para o Menino Jesus ou Christkindl e a data de dar presentes passou de 6 de dezembro para a véspera de Natal.

No entanto, a imagem popular moderna do Papai Noel foi criada nos Estados Unidos e, em particular, em Nova York. A transformação foi realizada com o auxílio de colaboradores notáveis, incluindo Washington Irving e o cartunista germano-americano Thomas Nast (1840-1902).

PROGRAMAÇÃO

10h às 12h e 14h às 16h: Oficina de confecção de enfeites natalinos para decoração coletiva da Praça Marechal Floriano Peixoto

17h às 18h: Montagem da decoração na Praça

18h: Inauguração da decoração de Natal na Praça

19h: Sessão Cine de Natal com exibição de filme

20h: Espetáculo teatral “Vila Encantada de Natal”

21h: Encerramento do Evento

OUTRAS CIDADES

A caravana passa por outras cidades neste mês. Veja, abaixo, a programação:

Duque de Caxias, dia 8/12, sexta-feira, na Praça da Rua 2;

São Gonçalo, dia 10/12, domingo, no Estacionamento do São Gonçalo Shopping;

Casimiro de Abreu, dia 15/12, sexta-feira, na Praça Feliciano Sodré;

Rio das Ostras, dia 16/12, sábado, na Praça São Pedro;

São Pedro da Aldeia, dia 17/12, domingo, na Praça Agenor Santos.

ENEL

A Enel atua no Brasil por meio de suas subsidiárias Enel Brasil S.A e Enel Green Power Brasil, ambas com sede em Niterói (RJ). A holding Enel Brasil mantém operações nos Estados do Rio de Janeiro, Ceará, Goiás e Rio Grande do Sul, nos segmentos de distribuição, geração, transmissão e soluções de energia. Em distribuição, a empresa possui cerca de 10 milhões de clientes atendidos pelas empresas Enel Distribuição Rio (RJ), Enel Distribuição Ceará (CE) e Celg (GO). Em geração, o grupo possui a usina Enel Geração Fortaleza (CE), e em transmissão, a Enel Cien (RS). O grupo também possui uma empresa de soluções em energia, a Enel Soluções.

 

Fotos: Divulgação