Revisão do Plano Diretor é discutida em Itaboraí

Diversas secretarias municipais de Itaboraí, em parceria com a Câmera Metropolitana do Rio de Janeiro, realizaram na última semana, no auditório da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo as apresentações de projetos, a Revisão do Plano Diretor Municipal e suas etapas concluídas. A reunião teve como objetivo alinhar as propostas entre os técnicos municipais e a Câmara Metropolitana.

“O Plano Diretor está tentando dar voz aos munícipes e assim garantir uma mobilidade de melhor qualidade a todos e ainda viabilizar as obras de integração para a cidade”, disse a secretária municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Paloma Martins.

Durante a reunião foram abordados projetos relacionados às vias alternativas, pavimentação, drenagem de ruas e projetos em implantação. Sobre a Revisão do Plano Diretor, o trabalho encontra-se na etapa 3, de Diretrizes. Nessa etapa, a equipe técnica a partir das leituras técnicas e comunitárias, tem como objetivo definir as prioridades de curto, médio e longo prazo, problemas e potencialidades de cada distrito.

Além de revisar o mapeamento do estudo de zoneamento e aplicar os instrumentos do Estatuto da Cidade cabíveis e necessários para fazer cumprir a função social da propriedade e da cidade. A etapa 3 será finalizada com reuniões separadas por distritos, com data ainda a ser agendada, no Salão Nobre da Prefeitura, onde será apresentado para toda a população o material produzido.

O superintendente de planejamento da Câmara Metropolitana, Luis Firmino, relatou a importância da Revisão do Plano Diretor para a cidade de Itaboraí: “Saímos daqui hoje com as aspirações e planos do município consolidados, como por exemplo, a alça de acesso do arco metropolitano à BR 101”, afirmou Luis Firmino.

A apresentação contou com a presença do secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Renato Machado; a secretária municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Paloma Martins e representantes das demais secretarias citadas.

 

Foto: Sabrina Peres/ Divulgação