O traço marcante de Marcelo Toffoli

O artista plástico Marcelo Toffoli expõe no Sintonia Fina, em São Gonçalo, e será uma das atrações no aniversário da Biblioteca Municipal de Itaboraí

 

O artista plástico Marcelo Toffoli está com agenda cheia até o ano que vem – e, neste período, também vai passar por Itaboraí, com obras que serão expostas durante as comemorações do aniversário da Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo, no mês que vem. Até o dia 30 deste mês, o artista está com exposição no Sintonia Fina, em São Gonçalo.

Marcelo Toffoli nasceu em 1973, filho dos professores Zélia Toffoli e Luiz Brasil de Toffoli. É neto de um dos grandes nomes da imprensa de Niterói, que durante muito tempo foi colunista de política em jornais como O Fluminense e A Tribuna – Brasil de Toffoli. Ele foi criado em São Gonçalo por sua mãe, também artista plástica e, com isso, cresceu em uma casa que era, ao mesmo tempo, ateliê, pois Zélia Artes (sua mãe) dava seus cursos em seu lar.

Aos oito anos de idade, Marcelo Toffoli, autodidata, começou a dar seus primeiros traços e não parou mais… Com o passar do tempo descobriu sua inclinação e paixão pelo realismo no grafite. Porém com o apoio de seu amigo, artista plástico Leonardo Santiago, vem ampliando suas obras em telas.

Ao longo da vida, Marcelo Toffoli se dedicou ao empreendedorismo e fotografia. Porém, com o passar do tempo, descobriu sua paixão pela arte e não parou mais. Suas obras são inspiradas em personalidades, imagens, instrumentos, sempre com um olhar fotográfico sobre tudo e todos.

Ele já expôs no Center 4 Icaraí, na casa cultural Heloísa Alberto Torres em Itaboraí, no parque de exposição Edgar Rodrigues Lutterbach, em Macuco-RJ, e em São Pedro da Serra, localidade de Nova. O artista está participando da exposição coletiva e Itinerante em sua 13ª edição “o olhar do artista sobre o meio ambiente” com o tema “percepção ambiental”, idealizada por Jaine Garcia – professora e coordenadora do laboratório Horto viveiro da UFF.

“A identidade do artista é a sua arte”, diz Marcelo Toffoli, que considera a arte uma terapia divina. Ele atualmente reside com sua mulher e assessora pessoal Sônia Magalhães. Leitor assíduo, não abre mão de um bom livro.

SERVIÇO

A Sintonia Fina fica na Av. Pres. Kennedy, 673 – Estrela do Norte, São Gonçalo.