Give your website a premium touchup with these free WordPress themes using responsive design, seo friendly designs www.bigtheme.net/wordpress

afoto-riobonitoRio Bonito, apesar de ser uma típica cidade do interior, pertence à Região Metropolitana (Baixadas Litorâneas) do Rio de Janeiro, localizando-se a 80km da capital do estado. Faz divisa com os municípios de Tanguá, Itaboraí, Saquarema, Araruama e Cachoeiras de Macacu.

Com o relevo bem acidentado, o município que apresenta as mais altas e numerosas serras, que ocupam 60% de seu território. Por isso, os índices de chuva são os maiores do Estado, com média de 2.000mm ao ano. A cidade tem clima tropical úmido..

O município se enquadra no bioma Mata Atlântica com extensas áreas desnudas de vegetação primária – f loresta tropical pluvial –, solos pobres decorrentes de processos sucessivos de uso do solo para a agricultura extrativa de cana-de-açúcar, café, mineração, gado e, mais recentemente, agricultura de subsistência.

agenda21riobonitoAtualmente não há grandes extensões contínuas de florestas na região, mas fragmentos de variados tamanhos, isolados ou semi-isolados, cercados por pastagens e alguns cultivos. Resquícios de mata nesta região podem ser observados apenas nas cabeceiras do Rio Boa Esperança e em algumas colinas
no vale do Rio Vermelho.

Rio Bonito ostenta com orgulho a Serra do Sambê – seu monumento natural mais importante –, uma ilha de mata nativa que, juntamente com as Serras do Barbosão e Santa Fé, forma o corredor ecológico Sambê – Santa Fé. O município tem 256 Km² de seu território na Bacia Hidrográfica do Rio São João, que corresponde a 55,8 % da área total do município. A outra parcela está na Bacia da Baía de Guanabara e, uma porção diminuta, na Bacia da Lagoa de Araruama.

Um dos principais recursos minerais da cidade é a água mineral, com destaque para a localidade de Rio Vermelho. Rio Bonito possui pontos turísticos como cachoeiras, rios e saltos, espalhados pela cidade, entre eles, o salto de Braçanã, a Cachoeira de Rio Seco, a dos Bagres, a Cachoeira Grande e a Queda da Buia.

O município tem população f lutuante diária, decorrente da prestação de serviços externos a municípios vizinhos em área como saúde, educação e comércio em geral. Mantém uma posição de centro regional de comércio dedicado a serviços, pecuária e artefatos para lavoura.