Give your website a premium touchup with these free WordPress themes using responsive design, seo friendly designs www.bigtheme.net/wordpress

afoto-NovaFriburgoLocalizado na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, a 136 quilômetros da capital fluminense, Nova Friburgo é polo regional de serviços do Centro-Norte fluminense e uma das maiores reservas da fauna e da flora do País.
Situada em um “funil” geográfico, Nova Friburgo encontra-se encravada em um vale num dos pontos mais altos da Serra do Mar. Seu solo é formado por rochas que vêm sofrendo desgastes naturais desde seu aparecimento, criando camadas de solo sobre as quais, com o tempo, cresce uma cobertura vegetal. Por ser argiloso e a argila reter a água, com a chuva este solo tem seu volume aumentado e fica suscetível a deslizamentos.
agenda21novafriburgo
O relevo do município é responsável por uma alta densidade de canais de drenagem, a qual, somada a altos índices de precipitação, propicia a existência de um grande número de riachos, córregos e rios.
A Bacia do Rio Paraíba do Sul abrange partes dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. A sub-bacia do Rio Paraíba do Sul, localizada no território do município, é a do Rio Grande, onde se encontram as microbacias do Rio Bengalas e do Ribeirão São José.
Nova Friburgo está localizada a montante de duas bacias hidrográfi cas – Paraíba do Sul e Macaé , o que signifi ca que todos os corpos d’água que passam pelo município têm suas nascentes no território municipal. Desta forma, a conservação das nascentes de Nova Friburgo é de suma importância para todos os municípios que estão à sua jusante – que também devem conservar seus mananciais.
As florestas estão distribuídas nas áreas de maior altitude, concentradas nos distritos de Mury, Lumiar e São Pedro da Serra. O distrito-sede e o de Conselheiro Paulino tiveram suas áreas de floresta reduzidas devido à expansão urbana. No século 19, os distritos de Amparo e Riograndina sofreram
desmatamentos em grandes áreas por conta do cultivo do café e de outros produtos agrícolas e da pecuária. O distrito de Campo do Coelho também registra extensas áreas desmatadas, principalmente no vale do Rio Grande, por sua vocação histórica para o cultivo de hortaliças e expansão de pastagens.
Recentemente, os avanços na legislação ambiental possibilitaram a criação de diversas áreas de preservação ambiental municipais e estaduais.
Merece destaque a Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual de Macaé de Cima, criada em 2001, que abrange todo o território dos distritos de Lumiar e de São Pedro da Serra, além de parte do distrito de Mury.

O Parque Estadual dos Três Picos, criado em 2002, conta com uma área aproximada de 46.350 hectares, é o maior do estado e abrange parte dos territórios dos municípios de Guapimirim, Teresópolis, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim.
De 1970 a 2010, a população residente na área urbana aumentou cerca de 113%, passando de cerca de 75 mil para 160 mil habitantes, enquanto na área rural, no mesmo período, o acréscimo foi de 45%, passando de cerca de 16 mil para 23 mil habitantes. Fonte: IBGE/Prefeitura Nova Friburgo (2010).
Os fatores que explicam este quadro são: (1) o êxodo de parte da população de distritos redominantemente rurais e municípios vizinhos para o distrito-sede de Nova Friburgo e para o distrito de Conselheiro Paulino; (2) o crescimento populacional dos aglomerados rurais (agrovilas) em áreas urbanas; (3) a falta de políticas públicas de descentralização de serviços, (4) migração do grande Rio de Janeiro e de outros estados da federação. Nova Friburgo é o maior polo de confecção de moda íntima do Brasil, e um importante centro regional da indústria metal-mecânica, responsável pela
fabricação de 45% da produção de fechaduras residenciais do País. O município também é referência na área de educação, saúde, comércio e serviços jurídicos na região Centro-Norte fluminense.