Give your website a premium touchup with these free WordPress themes using responsive design, seo friendly designs www.bigtheme.net/wordpress

afoto-niteroiA cidade de Niterói é um dos principais centros financeiros, comerciais e industriais do estado do Rio de Janeiro. Em um relatório divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento em 2000, o município apresentava um dos mais elevados Índices de Desenvolvimento Humano do País (o terceiro lugar dentre todos os municípios brasileiros), de acordo com os padrões da ONU.

A cidade de Niterói é um dos principais centros financeiros, comerciais e industriais do Rio de Janeiro, sendo a 12ª entre as 100 melhores cidades brasileiras para negócios. Niterói vem acompanhando um alto índice de investimentos na cidade, como imobiliário e de comerciário, tanto advindos da herança de ter sido, até a metade da década de 1970, a capital estadual, como por sua proximidade geográfica à cidade do Rio de Janeiro, como pelo intenso desenvolvimento das atividades de exploração de petróleo offshore da Bacia de Santos e Bacia de Campos .

agenda21niteroiEscritórios de serviços especializados, hospitais, universidades, museus, grandes redes de supermercados, shoppings-centers, inúmeras agências de automóveis, centenas de bares e restaurantes proporcionam muitas opções de entretenimento e prestação de serviços às famílias e às pessoas.

Ao mesmo tempo, o município está absorvendo uma série de investimentos industriais importantes nos setores ligados à cadeia produtiva de petróleo e gás. Destaque-se a reinauguração de estaleiros, com a reforma e a manutenção de plataformas e estruturas off-shore, além da construção de embarcações para o transporte de passageiros.

Localizado no bioma Mata Atlântica, especificamente na porção leste da Baía de Guanabara, Niterói se espalha por entre maciços costeiros que formam as serras do Malheiro, do Calaboca e da Tiririca. Tais formações geomorfológicas apresentam diversidade de ambientes, como florestas, manguezais, campos inundáveis e restingas.

Devido à intensa pressão urbana e à crescente atividade industrial, a Mata Atlântica, que originalmente cobria os maciços costeiros de Niterói, hoje está limitada a algumas Áreas de Proteção Ambiental (APA) e Unidades de Conservação (UC), como o Parque Estadual da Serra da Tiririca.

Todo o município dispõe de água tratada e 90% da população têm acesso à rede de esgoto, enquanto a média do Brasil é inferior a 20%. Niterói ocupa a 12ª posição entre as cem melhores cidades brasileiras para negócios e a primeira em inclusão digital no estado, sendo também o melhor município do Rio de Janeiro em qualificação de mão de obra.

A cidade é um importante centro histórico-cultural do Brasil, com sua cultura marcada pela diversidade – destacam-se a Vila de Pescadores (Jurujuba), as fortalezas e o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC), obra de Oscar Niemeyer e atual símbolo de Niterói.

Ainda assim, as condições de vida da população, principalmente nas periferias, não são boas. A cidade possui grandes comunidades, como o Morro do Preventório, o Morro do Estado e a Vila Ipiranga.