Give your website a premium touchup with these free WordPress themes using responsive design, seo friendly designs www.bigtheme.net/wordpress

afoto-maricaDe acordo com historiadores, a palavra Maricá pode ter duas origens: para Teodoro Sampaio, ela viria de dois termos indígenas: mari + caá, que significam, respectivamente, espinheiro e mata. De fato, ainda hoje existe na região grande quantidade de pequenas árvores espinhosas que o povo chama de Maricá. Para Macedo Soares, o termo é corruptela de maraca, devido à semelhança entre os sons produzidos pelas favas secas da planta mari e o som da maraca, instrumento musical originário dos índios.
Rodeada por serras – entre elas, a Serra da Tiririca, um parque estadual com valioso trecho de Mata Atlântica –, Maricá apresenta um dos maiores complexos lagunares do estado, com rios, lagoas, riachos e brejos. Seu ter ritório cor responde à bacia hidrográf ica deste sistema lagunar, fato bastante raro. Desta forma, praticamente todos os rios nascem e deságuam dentro do município.

agenda21maricaMaricá é conhecido por suas belas praias oceânicas e topografia, que criam um ambiente propício à prática de esportes. A Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual de Maricá, tipicamente de restinga, abriga a comunidade pesqueira tradicional de Zacarias, presente na região desde o século 18, e
importantes sítios arqueológicos.
Com uma grande faixa urbana de baixa ocupação, a maior parte dos domicílios é de uso permanente, sobretudo no Centro da cidade e nas localidades mais antigas. Já nas áreas do litoral e nas margens das lagoas, a maioria das residências é de veraneio.
Maricá já foi um município agrícola, mas recentemente vêm ocorrendo uma divisão de propriedades e a construção de condomínios destinados à população flutuante e àquela oriunda das grandes metrópoles, como Rio de Janeiro e São Paulo, que buscam tranquilidade na aposentadoria.