Give your website a premium touchup with these free WordPress themes using responsive design, seo friendly designs www.bigtheme.net/wordpress

afoto-casimirodeabreLocalizado na região da baixada litorânea, entre Macaé e Silva Jardim, Casimiro de Abreu chama a atenção porque se destaca por ser município de atividade agropecuáriasua forte e pela exuberância natural do seu território, cercado por matas, serras e rios, e banhado pelo Oceano Atlântico, em Barra de São João.

O fator de ser município litorâneo, com rios e cachoeiras, tornou-o polo de turismo ecológico e rural, atividade que divide com a cidade vizinha de Silva Jardim e com a bela Reserva Biológica de Poço das Antas, habitat do mico-leão-dourado. O território de Casimiro de Abreu estende-se do mar à serra, em grande parte recoberto pela Mata Atlântica.

O município pode ser considerado como “produtor de águas”, devido ao grande número de nascentes de rios e águas com potencial mineral. Sua sede localiza-se às margens da BR-101, entre o pólo petroquímico de Macaé e o Comperj.

agenda21casimirodeAbreuO mapa fundiário do município tem cerca de 500 propriedades rurais – 80% delas estão abaixo do módulo do Incra de 72 hectares (pequena propriedade). Casimiro de Abreu vem sofrendo pressão especulativa em torno das propriedades rurais, que estão deixando de ser produtivas para funcionar como sítios de lazer para os que trabalham no setor de petróleo de Macaé e futuramente no Comperj.

Na cidade, a pressão imobiliária – com loteamentos em áreas urbanas e no perímetro urbano – aumenta o risco de ocupação desordenada e afeta também as atividades agrícolas. Há grande preocupação em fixar o homem no campo e combater o uso indiscriminado de agrotóxicos.