Give your website a premium touchup with these free WordPress themes using responsive design, seo friendly designs www.bigtheme.net/wordpress

afoto-cachoeirasMacacuO município de Cachoeiras de Macacu se localiza na de região baixadas litorâneas do Rio de Janeiro, a menos de 100 quilômetros da capital do estado. Seu território faz limites com os municípios de Nova Friburgo, Rio Bonito, Itaboraí, Guapimirim, Silva Jardim e Teresópolis. É atravessado pelo Rio Macacu, o maior rio que deságua na Baía de Guanabara, tanto em extensão quanto em volume d’água.

As regiões centro-sul do município apresentam características de baixada, e a parte norte inclui elevações da Serra do Mar. Sem espaço de transição, tocam-se os dois extremos topográficos: serra e baixada.

agenda21cachoeirasdemacacuA área serrana de Cachoeiras de Macacu é recoberta por trechos de Mata Atlântica de caráter primário e secundário – parte deles se situa nos limites do Parque Estadual dos Três Picos. Em suas densas matas foram detectados elevados índices de biodiversidade, o que leva especialistas a considerar a região como de elevada prioridade para a conservação ambiental.

Apesar de sua economia se basear na agricultura (principalmente coco, goiaba, inhame, aipim e milho) e na pecuária bovina, Cachoeiras de Macacu vem aos poucos se estabelecendo também como destino de turismo e lazer.

O município tem sido cada vez mais procurado para a construção de sítios de veraneio, hotéis e pousadas. Suas belezas naturais, como a Pedra do Faraó, a Pedra do Oratório, a Pedra da Mariquita e a Pedra do Colégio – símbolo da cidade –, além de várias cachoeiras, têm atraído praticantes de trekking, montanhismo, rapel e outras modalidades de esportes radicais e de ecoturismo.