Give your website a premium touchup with these free WordPress themes using responsive design, seo friendly designs www.bigtheme.net/wordpress

colesteO Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense – Conleste é associação dos municípios do Leste Fluminense e um dos objetivos de sua criação veio atender à necessidade de instituir-se um canal de diálogo com os governos do Estado do Rio e federal e com a Petrobras no sentido de implementar e compartilhar os benefícios que a região está obtendo decorrentes da implantação do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) nos municípios de Itaboraí e São Gonçalo.

O Conleste congrega os municípios da área de impacto do Comperj, seis deles são da região chamada de Leste Metropolitano do Estado (Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Rio Bonito, Maricá e Tanguá); três da Região das Baixadas Litorâneas, que, por sua vez, agrupa a Microrregião da Bacia de São João (Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Silva Jardim); um da Região dos Lagos (Araruama); dois da Baixada Fluminense (Guapimirim e Magé) e dois da Região Serrana (Nova Friburgo e Teresópolis).

As prioridades de investimento para todos esses municípios – alguns mais do que os outros – são para projetos nas áreas de saneamento, recursos hídricos, saúde, habitação, educação, mobilidade urbana, transporte, meio ambiente e segurança e turismo. Um dos grandes problemas da região é que os municípios têm perdido recursos do governo federal por não apresentar projetos de interesse das comunidades.

Agora, esse quadro está mudando positivamente. Os municípios no entorno do Comperj, muitos já se beneficando largamente da implantação do empreendimento, com crescimento do emprego e da
arrecadação de impostos, passam por transformações significativas e, por isto, organizam-se em torno do Conleste, porque existe a consciência do poder público local que juntos tirarão melhor proveito dos impactos econômicos e sociais decorrentes da implantação do Complexo.

Foi exatamente diante dessa perspectiva, que os municípios da região criaram o Conleste, que tem entre seus objetivos essa responsabilidade de definir a atuação conjunta, diante dos problemas e vantagens que surgirão. A sede, atualmente, é em Itaboraí, mas há uma proposta de mudança para Niterói.

Desde o anúncio de implantação do Comperj, numerosas discussões e estudos sobre os impactos econômicos, ambientais e sociais têm sido feito e apresentados à sociedade organizada bem como a órgãos federais, estaduais e municipais. O organismo do Conleste tem instâncias diferentes de debates internos e externos, com atividadades distribuídas no Fórum Comperj e Câmaras Técnicas temáticas, que estão ao longo de 2013 e 2014 trabalhando em torno da definição de proposta para um plano diretor de desenvolvimento urbano e rural para as municípios-membros.

Conleste no Estado do Rio
conleste-abertura