Itaboraí: Secretaria de Saúde realiza ação nutricional

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa de Alimentação e Nutrição (PAN) do município vem realizando a Semana de Vigilância Alimentar e Nutricional. Na última terça-feira (10), das 8h às 16h, a ação ocorreu na Praça Alarico Antunes, no Centro da cidade e contou com verificação de peso e estatura, orientação nutricional, aferição de pressão arterial, teste de glicose.

Segundo a nutricionista e coordenadora do PAN, Rosa Henriques, na segunda-feira (09), a ação aconteceu na Policlínica de Especialidades Médicas Vereador José de Oliveira Filoco, em Manilha e nesta quarta-feira (11) foi a vez da Policlínica de Especialidades Prefeito Francisco Nunes da Silva, no Centro.

“O objetivo desta ação é avaliar o estado nutricional da população, que por sinal constatamos com alto índice de obesidade. E ainda orientar as pessoas sobre uma boa alimentação e encaminhar os casos necessários para o atendimento individual, com cálculo de dieta específica”, destacou Rosa.

O evento, contou com a participação de quatro nutricionistas, dois acadêmicos de Nutrição, duas enfermeiras, uma técnica de enfermagem e duas auxiliares administrativas. E ainda com o Programa Saúde da Mulher, com orientação e prevenção ao câncer de mama, e marcação de mamografia para mulheres de 50 a 69 anos de idade.

Jorge Ferreira Peçanha, 55 anos e morador do Sossego foi conferir o serviço e ficou satisfeito. “Fiz um mini “checape”. Graças a Deus só estou um pouquinho de nada acima do peso, porém o mais o preocupante foi a minha pressão arterial, que estava 15 por 8. Mas eu sei o porquê dela está alta, foi um aborrecimento que tive ainda pouco com a companhia de energia”, disse Jorge.

 

VIOLÊNCIA

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por meio do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) realizou na última terça-feira (10/10), das 8h às 17h, na Praça Prefeito Roberto Pereira dos Santos, conhecida como Praça da Caixa Econômica, no Centro da cidade, uma ação pelo Dia Nacional de Luta contra a violência à Mulher, celebrado no dia 10 de outubro.

 

Foto: Sandro Giron / Divulgação