Itaboraí receberá a tocha olímpica no dia 02 de agosto

ITA-0301A Tocha Olímpica, maior símbolo das Olimpíadas, passará por Itaboraí no dia 02 de agosto, quando 13 pessoas a conduzirão de Venda das Pedras até a Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro.

A atleta itaboraiense de taekwondo, Iris Tang Sing – primeira brasileira da modalidade a se classificar para os Jogos de 2016 – e o capitão do time do Itaboraí, o zagueiro Fabão, foram escolhidos pela Prefeitura para representar a cidade.

O ponto de partida será na altura do número 5.393 da Avenida 22 Maio, em Venda das Pedras, às 12h. Durante a passagem, o sentido Tanguá da avenida ficará fechado para a passagem da tocha, que trocará de mãos a cada 200 metros. Em seguida, a comitiva pegará a Rua Doutor Pereira dos Santos, seguindo até a praça.

Coordenador de projetos da Secretaria Municipal de Governo, André Costa é o responsável pela organização da festa em Itaboraí. Foi dele a ideia de criar um “corredor musical”, formado por dez bandas escolares da rede municipal tocando temas esportivos durante todo o percurso.

“Decidimos não contratar artistas de fora e prestar essa homenagem às bandas escolares, tão tradicionais em Itaboraí. Isso também é uma forma de atrair o interesse dos jovens para os Jogos Olímpicos”, disse Costa.

Ponto facultativo

Como o dia 02 de agosto cairá em uma terça-feira, o prefeito, Helil Cardozo, deve decretar ponto facultativo para todo o funcionalismo. Mais de cinco mil pessoas são esperadas para acompanhar o trajeto da Tocha.

A Guarda Municipal e os agentes de trânsito da Prefeitura estarão nas ruas organizando o evento. A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará uma ambulância para possíveis emergências.

Escolas participantes

Mais de 500 alunos vão participar do evento. Os alunos escolhidos estudam nas escolas municipais Padre Hugo, Genésio da Costa Cotrim, Roberta Maria Sodré, Guilherme de Miranda, Auto Rodrigues, Antônio Joaquim da Silva, Maria Ana Moreira, Clara Pereira de Oliveira, Promotor Luiz Carlos Cáffaro e Therezinha de Jesus.

 

Foto: Divulgação
Legenda: Iris Tang Sing foi uma das escolhidas para carregar a Tocha Olímpica