Itaboraí lança Programa de Esporte e Lazer (PELC)

A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, em parceria com o Ministério do Esporte e a Universidade Federal Fluminense (UFF) realizou nesta semana, no Salão Nobre da Prefeitura, o lançamento do Programa de Esporte e Lazer da Cidade (PELC).

O programa tem o intuito de proporcionar a prática de atividades físicas, culturais e lazer que envolve todas as faixas etárias, incluindo pessoas portadoras de deficiência. Além de estimular a convivência social, a formação de gestores e lideranças comunitárias, favorecendo a pesquisa e a socialização do conhecimento, contribuindo para que o esporte e lazer sejam tratados como políticas e direitos de todos.

As inscrições começam no dia 2 de janeiro de 2018, em um dos núcleos na cidade. Sendo nos bairros de Vila Brasil, Porto das Caixas, Retiro São Joaquim, Itambi, Sambaetiba, Rua 100, Joaquim de Oliveira, Marambaia Reta, Venda das Pedras, Visconde de Itaboraí e Apollo. O programa é destinado a pessoas a partir dos 6 anos de idade, inclusive portadores de necessidades especiais. Para se inscrever é necessário comparecer no núcleo e levar xerox do comprovante de residência, RG e CPF. Menores de idade deverão ir acompanhados de um responsável.

O prefeito de Itaboraí, Dr. Sadinoel Souza ressaltou que atualmente o programa tem uma boa estrutura, e com isso é possível observar sua melhora. Durante o lançamento do programa, o Senhor Moacyr, técnico e fundador de uma escolinha de futebol no município foi homenageado pelo seu conhecimento social, consciência em sociedade e por tudo que ele representa para a comunidade Itaboraiense.

Segundo o secretário municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Fernando Roscio, o PELC é um convênio de 2013, com o Ministério do Esporte, mas que só agora, após cumprir todas as etapas obrigatórias pôde ser dado início.

Através do PELC, serão ofertados 4.800 mil vagas para a população, divididos em 12 núcleos e 18 sub núcleos, sendo 10 núcleos e 16 sub núcleos referentes ao convênio firmado entre a Prefeitura de Itaboraí e o Ministério do Esporte. E dois núcleos e dois sub núcleos referentes à parceria da prefeitura e a UFF.

Ao todo serão 24 atividades diferentes de esporte e lazer, dentre elas estão ginástica, caminhada, artesanato, taekwondo, música, skate, futsal, vôlei handebol, recreação, reforço, artesanato, jogos de tabuleiro, capoeira, parkour, slackline, ballet, dança. Além disso, o programa estará gerando 85 vagas de empregos diretos para a cidade, e ainda disponibilizando todo o material necessário para o pleno desenvolvimento, sem custos aos cofres da Prefeitura.

 

Foto: Sandro Giron / Divulgação