Diário Oficial do município de Itaboraí, atendendo às demandas da Prefeitura, Câmara e também do Itaprevi, o DIÁRIO DO LESTE foi fundado em junho de 1992, ainda com o nome de JORNAL ITABORAÍ, com a clara vocação de se tornar o principal jornal da cidade, que, àquela época, contava com vários títulos circulando.

Inicialmente com circulação quinzenal, o então JORNAL ITABORAÍ era conduzido por Wilian Oliveira, Nilton Ribeiro e Dalva Mattos, que já vinham da bem sucedida parceria no jornal INFORM´ATIVO, também em Itaboraí.

A consolidação do projeto, até que o título chegasse à circulação diária, levou alguns anos, ocorrendo após a transferência do jornal para a Empresa Jornalística Itaboraí. Ainda como JORNAL ITABORAÍ, o periódico passou a publicar atos oficiais da Prefeitura de Itaboraí e tornou-se diário.

Durante os anos de 2013 e 2014, ocorreu a regionalização do jornal, que circulava diariamente – a partir de junho de 2013 – nos municípios do Conleste (Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Rio Bonito, Maricá, Tanguá, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Silva Jardim, Araruama, Saquarema, Guapimirim, Magé, Nova Friburgo e Teresópolis).

Nesse mesmo período, o jornal passou a investir em novas mídias digitais, apresentando ao público leitor um site em que é possível acessar, gratuitamente, o conteúdo completo das edições, inclusive através de smartphones. E um novo salto de qualidade está em curso, com o novo site, que entrou no ar em maio de 2016 – mais veloz e interativo.

Com a proposta de regionalização devidamente implantada no projeto editorial, o JORNAL ITABORAÍ transformou-se em DIÁRIO DO LESTE em dezembro de 2014 – apresentado uma cobertura ainda mais variada da região, além do caderno de cultura e variedades CULT e da criação de sua primeira sucursal, em Maricá, instalada em fevereiro de 2015.

Sob a direção executiva de Simão Miguel, o DIÁRIO DO LESTE tem prestado um importante serviço à comunidade da região. Ao mesmo tempo, a linha editorial, que aposta na cobertura regional e na visão ampla dos fatos abordados, se tornou uma marca do DIÁRIO DO LESTE.

Em busca de uma equipe vibrante e cheia de ideias, o DIÁRIO DO LESTE apostou na mistura entre profissionais experientes, com vários anos de carreira, como o diretor de redação William Mendonça e o chefe da sucursal de Maricá, Gilson Barcellos, e jovens talentos da imprensa e das artes, para as áreas de reportagem, diagramação e fotografia.

PARQUE GRÁFICO

Uma data especial para o DIÁRIO DO LESTE aconteceu em 22 de Maio de 2016. Nessa data, em que Itaboraí comemorou 183 anos de emancipação, a Empresa Jornalística Itaboraí inaugurou oficialmente sua nova sede e seu parque gráfico, na Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro de Itaboraí.
O investimento garante velocidade, autonomia e maior qualidade à produção do jornal, que é o principal diário de circulação regional nos municípios do Conleste. Ao mesmo tempo, o parque gráfico abre uma nova opção para outros jornais da região, que buscam serviços gráficos no Rio de Janeiro.
E, com esta proposta de agilidade e transparência que o DIÁRIO DO LESTE oferece aos leitores, a Empresa Jornalística Itaboraí espera contribuir para uma visão mais otimista quanto ao futuro do município e da região, em que qualquer momento de crise seja visto como uma oportunidade para que se encontre novos caminhos para o crescimento.

SUCURSAL MARICÁ

Parte importante na proposta de regionalização do jornal, implantada com a adoção do nome DIÁRIO DO LESTE, Maricá tem merecido destaque especial nas páginas da publicação.
O público leitor já se acostumou a encontrar os assuntos de Maricá no alto da primeira página. A equipe da sucursal, liderada por Gilson Barcellos, produz, diariamente, conteúdo sobre a cidade, abordando os assuntos mais relevantes – que vão da política à cultura, da economia ao esporte, do serviço público às ações da sociedade civil.