Gestora do CGR conquista selo internacional anticorrupção

A Estre Ambiental, responsável pelo Centro de Gerenciamento de Resíduos de Itaboraí (CGR Itaboraí), é a primeira empresa do setor de gerenciamento de resíduos e soluções ambientais do Brasil a receber a certificação ISO 37001. A conquista é resultado de um forte compromisso e investimentos em programas de controle interno e políticas de integridade, que envolvem o permanente treinamento de seus profissionais, além da criação e reforço de códigos de conduta e processos de garantia de conformidade com a legislação em vigor.

A certificação 37001 atesta as melhores práticas internacionais na gestão da ética e também a conformidade com os requisitos da lei 12.846/2013 – a Lei Anticorrupção brasileira.

“Trata-se de um reconhecimento internacional do programa de conformidade da Estre Ambiental. A certificação ISO 37001 representa um diferencial importante no setor e chancela nosso modelo de atuação na condução ética dos negócios”, afirma Sergio Pedreiro, CEO da Estre.

Desde 2015, a companhia desenvolve o Programa de Integridade da Estre constituído por quatro pilares: Comprometimento, Responsabilidade, Gestão de Riscos e Monitoramento. Esse programa se estende a toda cadeia de atuação da empresa, pois envolve a carteira de fornecedores, que passou por due diligence de integridade, participou de treinamentos e obrigatoriamente devem demonstrar adesão ao compromisso antissuborno.

O processo de análise, estruturação e auditoria teve duração de dez meses e a certificação foi feita pela empresa QMS Certification Services, empresa australiana de renome internacional. A certificação ISO 37001:2016 trata especificamente do programa de gestão antissuborno, com objetivo de apoiar as organizações que adotem esse princípio por meio de uma cultura de integridade, transparência e em conformidade com as leis e regulamentações aplicáveis, além de processos e controles adequados para tratar os riscos.

A Estre é a maior empresa de gerenciamento de resíduos e soluções ambientais do Brasil e América Latina. A companhia oferece uma gama completa de serviços e soluções para para mais de 31 milhões de pessoas diariamente, em sete estados brasileiros, onde cerca de 50% da população nacional está concentrada. A Estre opera 13 aterros sanitários para onde são destinadas de forma adequada 6 milhões de toneladas de resíduos por ano.

 

Foto: Divulgação