Fla acompanha sorteio da Libertadores, mas é denunciado

A diretoria do Flamengo acompanha hoje o sorteio dos grupos da Copa Libertadores 2018. O sorteio ocorrerá no Centro de Convenções da Conmebol, em Luque, localizado na grande Assunção, capital do Paraguai. Com a vaga conquistada através da classificação direta pelo Campeonato Brasileiro, o pote 3 será o destino do Rubro-Negro. No entanto, ontem, o clube foi denunciado em dois artigos pelo Tribunal de Disciplina da Conmebol, por conta dos incidentes verificados na final da Copa Sul-Americana, na semana passada.

O Fla foi denunciado pelo artigo 11.2, trata de lançamento de objetos em campo, uso de fogos de artifício e materiais pirotécnicos, além de causar danosantes, durante e após a partida. A Conmebol também denunciou a não identificação de causadores de tumulto, mas não citou a invasão de campo.

O clube também foi denunciado também no artigo 20 do regulamento da Copa Sul-Americana, que aborda a obrigação do clube de fornecer segurança para a partida. Com isso, o Fla pode sofrer uma simples advertência, uma multa de até US$ 400 mil ou, até mesmo, ser excluído de competições da Conmebol, como a Libertadores.

SORTEIO

No sorteio de hoje, critérios como o desempenho de cada clube nas últimas Libertadores; o coeficiente histórico, que leva em consideração toda a trajetória de cada time na competição; e o desempenho nas últimas dez edições dos respectivos campeonatos nacionais são utilizados para definir cada pote. As pontuações são gradualmente reduzidas com relação ao tempo decorrido mediante cada resultado analisado, decaindo 10% a cada ano de distância.

O pote 1 é majoritariamente composto por times brasileiros, como Grêmio, atual detentor do título da Conmebol Libertadores Bridgestone; Corinthians, campeão nacional em 2017; Cruzeiro, vencedor da Copa do Brasil; e Santos, que passou o vice-campeão Palmeiras mediante critérios anteriormente mencionados. Isso exclui a chance de qualquer desses clubes fazerem parte do grupo do Flamengo. Portanto, da primeira prateleira dos classificados, apenas River Plate (ARG), Boca Juniors (ARG), Atletico Nacional (COL) e Peñarol (URU) poderão ser os cabeças de chave do grupo rubro-negro.

No pote 2, o único brasileiro será o próprio Palmeiras, que ficará ao lado de Universidad de Chile (CHI), Emelec (EQU), Estudiantes (ARG), Cerro Porteño (PAR), Independiente (ARG), Bolívar (BOL) e Libertad (PAR), que podem ser os adversários do Mais Querido na fase de grupos.

Com o título do torneio Clausura colombiano, o Millionarios passou a integrar o mesmo pote do Flamengo, ocupando a última vaga direta pertencente à Colômbia. Os demais integrantes são The Strongest (BOL), Colo-Colo (CHI), Racing (ARG), Defensor (URU), Alianza Lima (PER) e Real Garcilaso (PER). Enquanto isso, no pote 4, estão confirmados Atlético Tucumán (ARG), Deportivo Lara (VEN), Delfín (EQU) e Monagas (VEN).

A possibilidade da entrada de outro clube brasileiro no grupo do Flamengo dependerá dos resultados da fase pré-Libertadores. Vasco e Chapecoense participação das eliminatórias da segunda fase de forma direta. O time carioca compõe o primeiro pote, enquanto a equipe catarinense está garantida no pote dois, que será completado ao término dos embates do estágio inicial da competição mais importante do continente.

 

Foto: Divulgação