‘Extraordinário’: a vida de August Pullmann

Filme adaptado de best seller escrito por R. J. Palacio,‘Extraordinário’ conta a vida e os desafios de uma criança especial

 

Para os críticos, “Extraordinário”, que estreou nesta semana nos cinemas, é um dos filmes mais emocionantes do ano. Adaptado de um livro de sucesso, escrito por R. J. Palacio, o filme conta a história de Auggie, ou melhor, August Pullmann, uma criança que nasceu com uma séria síndrome genética que o deixou com deformidades faciais, fazendo com que ele passasse por diversas cirurgias e complicações médicas ao longo dos seus poucos anos de vida.

A transposição para o cinema da história inteligente, sensível e leve – que traz mensagens sutis e humanas, deixando uma verdadeira lição de vida sobre respeito e amor ao próximo – conta com uma direção que evita apelações e um elenco que resgata duas boas figuras do cinema, que por vezes penam pela falta de bons papeis: Julia Roberts e Owen Wilson.

Na história, Auggie foi educado em casa até os 10 anos, quando começou a frequentar o quinto ano em uma escola de verdade. Ser o aluno novo não é fácil, mas com um rosto tão diferente complica muito as coisas. Auggie vai ter que convencer seus colegas do colégio particular de Nova York que, apesar de sua aparência diferente, ele é um menino igual a todos os outros.

Quem interpreta Auggie é Jacob Tremblay, que, apoiado em uma boa direção e nos experientes atores que dão vida aos pais de Auggie, faz um trabalho surpreendente. O personagem conta com um núcleo familiar absolutamente acolhedor, sem grandes atritos entre seus integrantes. Além disso, tem uma relação especial com Star Wars, que deixa tudo ainda mais interessante.

O filme aborda os desafios enfrentados pela criança, que encara um ambiente diferente, e os desafios da sociedade ao encarar os “diferentes”. Os conflitos na vida escolar representam, em última instância, os conflitos que os portadores de deficiência enfrentam na vida como um todo, mas podem também representar as origens de visões preconceituosas contra as minorias.

Com isso, é impossível não se emocionar e não se identificar com Auggie em sua jornada pela mundo exterior – aquele que está além de seu feliz núcleo familiar.

“Repleto de boas intenções, Extraordinário equilibra bem as mensagens edificantes intrínsecas com o carisma de um bom elenco e uma direção cuidadosa, que dosa com competência e sensibilidade os inevitáveis momentos emocionais de sua trajetória. Bom filme, com boas chances de arrancar uma lágrima do espectador”, comenta o crítico Francisco Russo, do site especializado Adoro Cinema.

SERVIÇO

EXTRAORDINÁRIO está em cartaz no Itaboraí Plaza. SALA 2 (CINÉPIC | DUB): 13:30 16:00 18:30 21:00. O Itaboraí Plaza fica na Rodovia BR 101, Km 295, s/n – Três Pontes, Itaboraí – RJ.