Estreia ‘Planeta dos Macacos: a Guerra’

Terceiro episódio da franquia que conta a história do macaco César e a luta pela sobrevivência de sua espécie chega aos cinemas e empolga os críticos

 

Uma das muitas séries cinematográficas que foram ressuscitadas nos últimos anos, O Planeta dos Macacos tem novo capítulo, com o filme “Planeta dos Macacos: a Guerra”. No filme, o macaco modificado César e seus companheiros são forçados a um conflito mortal contra um exército de seres humanos liderados por um Coronel implacável.

Depois que os macacos sofrem perdas inimagináveis, César luta contra seus instintos mais escuros e começa sua própria busca mítica para vingar sua espécie. À medida em que a jornada finalmente os coloca cara a cara, César e o Coronel se enfrentam em uma batalha épica que determinará o destino de suas espécies e o futuro do planeta.

Depois da série de filmes de sucesso dos anos 1970, com Charlton Heston enfrentando o futuro distópico em que a Terra é dominada por macacos inteligentes e os humanos são escravizados, o Planeta dos Macacos chegou à TV, com uma série de sucesso. No entanto, o tema caiu em desuso por algumas décadas. A volta aconteceu com “Planeta dos Macacos”, de 2001, dirigido por Tim Burton, com Mark Wahlberg, Tim Roth e Helena Bonham Carter – que, de certa forma, recriava os eventos do filme de 1968.

Mais dez anos e uma nova sequência se propôs a explicar a origem dessa realidade paralela, em que macacos superinteligentes dominam o mundo. “Planeta dos Macacos: A Origem” (2011), foi dirigido por Rupert Wyatt e marcou o ponto de início da história de César, o futuro líder da revolução dos macacos. Em “Planeta dos Macacos: O Confronto” (2014), o diretor Matt Reeves (o mesmo do filme que estreou nesta semana) mostra o conflito entre as duas espécies, cheio de ódio e crueldade.

O destaque, mais uma vez, é Andy Serkis, o ator que dá vida a César. O personagem, criado por computação gráfica a partir dos movimentos, expressões e voz do ator, é complexo. No papel do coronel irascível e perturbado está Woody Harrelson – o outro destaque no elenco. Uma briga de gigantes. A reação dos críticos ao filme foi, em geral, de empolgação, considerando este o melhor dos filmes da série.

Renato Hermsdorff, do site especializado Adoro Cinema, deu uma classificação como ótimo ao novo episódio da franquia. “Com uma impactante cena de abertura que acompanha os soldados invadindo o território dos macacos, Reeves faz o favor de evitar a pirotecnia das intermináveis (nada contra, mas elas pouco contribuíam para a evolução da narrativa nos longas anteriores) cenas de batalha. A guerra que o título anuncia se dá muito mais em um campo psicossociológico do que em cenas do front”, destaca o crítico, para quem o filme foge de alguns clichês.

SERVIÇO

PLANETA DOS MACACOS: A GUERRA está em cartaz no Itaboraí Plaza. Sala 1 (DUB): 17:00 20:00; Sala 2 (3D | DUB | CINÉPIC): 15:00 18:00 21:00; Sala 2 (3D | LEG | CINÉPIC): 21:00. Classificação: 12 anos. O Itaboraí Plaza fica na Rodovia BR 101, Km 295 – Sentido Norte – Itaboraí.