Dicas pra quem quer fugir da folia

É só passar o Réveillon que a cidade do Rio de Janeiro já começa a entrar no clima do Carnaval, há quem diga que o ano só começa mesmo após a folia. Diversas atrações, como os tradicionais blocos de rua, já estão aquecendo os foliões para o agito da festa.

Mas nem só de fantasias, marchinhas, confete e serpentina vive o Carnaval. Há quem prefira programações mais sossegadas, longe das multidões. Existem muitos locais e maneiras para aproveitar os dias de folga no município do Rio. Por isso, preparamos uma lista com cinco dicas de programações para quem quer fugir da folia.

CCBB

O Centro Cultural Banco do Brasil, tradicional reduto da cidade, abre no final de semana para receber cariocas e turistas. Na sua programação está a peça “Preto” da Companhia Brasileira de Teatro. A produção “promove uma investigação sobre o que gera a recusa das diferenças em nossas sociedades” e conta com direção de Grace Passô, Renata Sorrah, Nadja Naira, Cássia Damasceno, Felipe Soares e Rodrigo Bolzan no elenco. “Grande Sertão Veredas” é outra peça que traz a obra de João Guimarães Rosa para os palcos.

Sábado e domingo você também pode conferir os melhores filmes de 2017, eleitos pela crítica. São dez produções centralizadas no espaço. O CCBB fica na Rua Primeiro de Março, 66 – Centro do Rio.

VISTA CHINESA

Construído no início do século XX em homenagem aos chineses e a importação do cultivo de chá no Brasil, o monumento da Vista Chinesa oferece uma vista repleta do verde da Zona Sul carioca. A trilha tem fácil acesso e é totalmente pavimentada, levando ao mirante numa subida exigente, íngreme, mas que compensa com um dos picos mais bonitos da cidade.

A dica é levar sua bicicleta e curtir o ambiente. A vista fica na Estrada da Vista Chinesa, 1294, no Alto da Boa Vista

PÃO DE AÇÚCAR

Não dá para ser carioca, visitar ou morar no Rio e nunca ter ido ao bondinho pelo menos uma vez na vida. Com horários disponíveis durante o horário da folia, você ainda pode aproveitar e levantar mais cedo para aproveitar o sol que só o Rio de Janeiro pode oferecer.

TIJUCA

Com uma vista de tirar o fôlego mesmo para quem ama a natureza, o Parque Nacional da Tijuca é uma programação ideal em qualquer época do ano. Imagine então para quem não gosta de folia, mas gosta de ar puro, árvore e trilha? Ideal para passeio com a família ou amigos. Importante: as autoridades recomendam que o visitante tenha se vacinado contra a febre amarela há, pelo menos, dez dias.

 

Foto: Estevam Avellar/ TV Globo