Casa de Cultura exibe ‘Histórias da Fome no Brasil’

A Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, no Centro de Itaboraí recebe nesta próxima quarta-feira (20), às 19h, o documentário “Histórias da Fome no Brasil”, produzido por Daniel de Souza, filho de Betinho – idealizador da campanha de erradicação da fome e miséria, o “Natal Sem Fome”.

“Histórias da Fome do Brasil”, é um documentário que mostra a cronologia da fome no país. Do Brasil Colônia, onde foram plantadas as sementes das desigualdades sociais, até as políticas públicas recentes que culminaram na saída do Brasil, em 2014, do Mapa da Fome divulgado pela ONU (Organização das Nações Unidas), retratando como se deu o enfrentamento deste mal por parte da sociedade e do governo.

A ideia do documentário surgiu em 2014, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou que o Brasil havia deixado do Mapa da Fome, levantamento que mostra onde vivem os milhões de pessoas que ainda passam fome no mundo.

“O filme mostra que quando você tem 12 ou 14 anos de vontade política, e isso independente de partido ou de quem trabalha para isso, é possível superar o problema. Quer dizer, uma situação de séculos se resolve em pouco mais de uma década com um conjunto de políticas públicas adequadas. Agora estamos em uma crise política e econômica que piora muita a situação principalmente da camada mais pobre e é real a possibilidade de retornarmos para o Mapa da Fome. Então no meio do processo de produção, o documentário foi reeditado na sua parte final justamente para mostrar os riscos”, explica Daniel.

 

SERVIÇO

A Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres fica localizada na Praça Marechal Floriano Peixoto, nº 303, Centro – Itaboraí.