Câmara Metropolitana debate novos projetos urbanos

Com cerca de 100 participantes, a Câmara Metropolitana, em parceria com o WRI Brasil, promoveu o encontro Estratégias Metropolitanas e Projetos Urbanos Multifuncionais, no Palácio Guanabara. Participaram representantes dos Comitês Estadual e Municipal de Estratégias Metropolitanas e representantes de prefeituras da Região Metropolitana e de órgãos do Governo do Estado.

De acordo com o diretor-executivo da Câmara Metropolitana, Vicente Loureiro, o objetivo foi promover a busca por soluções compartilhadas que possam contribuir para o planejamento integrado da Região Metropolitana, de acordo com o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado (PEDUI).

“O objetivo é melhorar a vida da metrópole. Muitas vezes, quando elaboramos projetos, reforçamos apenas a visão setorial. Os resultados acabam sendo insignificantes, ou seja, acabamos fazendo mais do mesmo. Precisamos de soluções integradas, com o desenvolvimento de projetos multifuncionais”, explicou Vicente Loureiro.

O encontro faz parte da parceria firmada em julho de 2017 entre a Câmara Metropolitana e o WRI Brasil, que estabelece cooperação técnica para a realização de workshops, assessoramento e troca de conhecimentos que contribuam com propostas para o PEDUI, em elaboração pelo consórcio Quanta-Lerner, sob a coordenação da Câmara Metropolitana e financiamento do Banco Mundial.

A coordenadora de Cidades do WRI Brasil, Luíza de Oliveira Schmidt, apresentou o resultado do encontro Projetos Urbanos Multifuncionais, realizado em 2016. As propostas serão analisadas por técnicos e, depois, apresentadas em um relatório para que sirvam de contribuição para o PEDUI do Rio de Janeiro.

 

Foto: Paulo Vitor / Divulgação