Brasil enfrenta Suíça, Costa Rica e Sérvia na Copa do Mundo

O Brasil terá como adversários, na primeira fase da Copa do Mundo 2018, na Rússia, pelo Grupo E, Suíça, Costa Rica e Sérvia. A definição dos oito grupos da primeira fase foi feita nesta sexta-feira (1º), em cerimônia organizada pela Federação Internacional de Futebol (Fifa), em Moscou.

A partida de estreia da Seleção Brasileira será no dia 17 de junho, contra a Suíça, na cidade de Rostov-on-Don. Depois, o Brasil jogará com a Costa Rica, em São Petersburgo, no dia 22. E a terceira partida será disputada em 27 de junho, contra a Sérvia.

Caso o Brasil se classifique em primeiro lugar, enfrentará nas oitavas de final o segundo colocado do grupo F, formado por Alemanha, México, Suécia e Coréia do Sul. Caso se classifique em segundo lugar pelo grupo E, o Brasil terá pela frente o segundo colocado do grupo F.

A abertura da Copa será entre Rússia e Arábia Saudita, no dia 14 de junho.

AVALIAÇÃO

Tão logo terminou o sorteio dos grupos da Copa, o técnico Tite bateu um papo rápido com o site CBF. No evento, o Brasil caiu no Grupo E, juntamente com Suíça, Costa Rica e Sérvia.

“Mais do que avaliação do grupo, sempre tenho em mente a evolução e consolidação da equipe. São adversários de nível e por isso estão aqui. Se compararmos com as equipes que ficaram de fora, só por isso você já tem a dimensão de quem está classificado”, comentou o técnico.

Além do Grupo E, o da Seleção Brasileira, Tite também falou sobre as outras chaves. Para ele, o equilíbrio já faz parte deste Mundial da Rússia.

“A grosso modo está muito bem distribuído. O próprio ranking faz isso. Os jogos terão um grau de dificuldade alto, trata-se de um Mundial. Mas qualquer que fossem os grupos, a nossa busca por fazer o melhor é indiferente”, finalizou.

Durante o sorteio, Tite contou com a companhia do coordenador de Seleções Edu Gaspar, além do supervisor Luís Vagner, o administrador Hamilton Corrêa, o chefe de segurança, Aloísio Rocha e o vice-presidente da CBF, Fernando Sarney, que também é membro do conselho da FIFA.

OS GRUPOS

Veja como ficaram os grupos para a Copa:

GRUPO A – Rússia, Arábia Saudita, Egito e Uruguai

GRUPO B – Portugal, Espanha, Marrocos e Irã

GRUPO C – França, Austrália, Peru e Dinamarca

GRUPO D – Argentina, Islândia, Croácia e Nigéria

GRUPO E – Brasil, Suíça, Costa Rica e Sérvia

GRUPO F – Alemanha, México, Suécia e Coreia do Sul

GRUPO G – Bélgica, Panamá, Tunísia e Inglaterra

GRUPO H – Polônia, Senegal, Colômbia e Japão

 

Foto: Rener Pinheiro / Mowa Press