Abertas inscrições para a Olimpíada Online da História

ITA-0301
A competição terá início no dia 18 de julho e a final será em 10 de novembro. Foto: Divulgação

Os alunos que desejam participar da terceira edição da Olimpíada Online da História de Itaboraí já podem realizar as inscrições. O cadastro deve ser feito, no site www.olimpiadaitaborai.com.br, até o dia 15 de julho.

Cada equipe poderá ter até quatro alunos – sem a necessidade de serem da mesma turma ou ano escolar – e um professor orientador, de qualquer disciplina, ou coordenador pedagógico, ou professor orientador tecnológico.

A Subsecretaria de Tecnologias Educacionais e Informação pede que todos leiam o regulamento da competição antes de realizarem a inscrição e que estejam munidos de todos os documentos necessários no momento do cadastro.

Segundo Ramon Ferreira, coordenador do projeto, o objetivo da competição é tornar a história da cidade mais conhecida entre alunos e professores da rede, além de aproximar os estudantes das novas tecnologias como ferramentas de acesso ao conhecimento.

“A Olimpíada tem um caráter educativo com o qual visa a valorizar o patrimônio material e imaterial do município. Todo o conteúdo abordado na competição será incluído no currículo da escola da rede”, explicou Ferreira.

A competição

Assim como nas duas edições anteriores, a Olimpíada Online da História de Itaboraí, que terá início no dia 18 de julho, será dividida em cinco fases, sendo quatro delas online.

Apenas a quinta e última fase será presencial, com uma grande gincana, que será realizada no dia 10 de novembro, com as seis equipes mais bem classificadas nas fases anteriores.

Finalíssima

A etapa final será realizada no salão de eventos do Esporte Clube Comercial, no centro da cidade, quando as seis equipes classificadas nas fases anteriores terão o conhecimento sobre a cidade avaliado em uma prova escrita.

Outros pontos extras serão obtidos por meio da apresentação de peças teatrais, gincanas e um jogo de perguntas e respostas. Os três primeiros colocados serão premiados.

Na Olimpíada de 2015, 655 alunos, divididos em 133 equipes, participaram do evento. Na primeira colocação ficaram quatro alunos da Escola Municipal Jornalista Alberto Torres, que foram premiados com um videogame Xbox cada, além de medalhas e livros. Já a professora orientadora dos estudantes ganhou um projetor, enquanto a escola recebeu um DVD Player e livros para a biblioteca.

Organizada pela Subsecretaria de Tecnologias Educacionais e Informação, a Olimpíada é destinada aos estudantes das 28 escolas da rede municipal do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).