Obras irão melhorar mobilidade urbana no Alcântara

CON-0301O vai e vem de homens e máquinas na Rua Alberto Gonçalves, no bairro Lagoinha, em São Gonçalo, mostra a grandeza das obras de infraestrutura que vão melhorar a mobilidade urbana na região do Alcântara.

Além deste endereço, as ruas Joaquim Laranjeiras, Júpiter e Agostinho Félix também estão recebendo drenagem, urbanização e pavimentação. Juntas, as ruas fazem parte da Via Binário – projeto que vai desafogar o trânsito no maior centro comercial do município. Além das obras de drenagem e pavimentação, as ruas estão recebendo esgotamento sanitário e rede de água.

“É uma obra completa, com toda a infraestrutura necessária para a região e com uma qualidade que a população vai aprovar. Vamos desafogar o trânsito no Alcântara e garantir a mobilidade urbana. Mas as obras também vão beneficiar os moradores da região, que agora terão suas ruas sem lama e poeira”, garantiu o prefeito, Neilton Mulim.
O projeto da Via Binário, que prevê obra em 3.200 metros entre as ruas do bairro Lagoinha até a RJ­104, tem previsão de ficar pronto na primeira quinzena do próximo mês.

No projeto, a estrada Raul Veiga, que hoje concentra mão dupla de Alcântara até Santa Isabel, será utilizada apenas como mão única de Alcântara até Lagoinha. O sentido Lagoinha -­ Alcântara será realizado pelas ruas Luiz Mota e Agostinho Félix.
“Essa obra ainda levará alguns dias para ficar pronta. Isso porque estamos fazendo a obra por completo, incluindo, como já falamos, a drenagem, que é importantíssima”, explicou o prefeito.
As obras fazem parte do projeto “Rua Nova”, que está levando infraestrutura para mais de 50 quilômetros de ruas, avenidas e estradas da cidade. Além do bairro Lagoinha, outros bairros também estão sendo beneficiados, entre eles: Jardim Miriambi, Laranjal, Raul Veiga, Pacheco, Arsenal, Santa Luzia, Vista Alegre e Guaxindiba, totalizando um investimento de cerca de R$170 milhões.

Vila Três

Com cerca de 2,5 quilômetros, as obras da Via Binário incluem também as ruas Agostinho Félix, Aldovano Pena, Nonato Faria, Professora Acira Cotrim, Alexandre Muniz e Girão Barroso. O programa “Rua Nova” também está gerando mais de 500 empregos diretos e indiretos para os gonçalenses.

 

Foto: Divulgação
Legenda: O investimento total será de cerca de R$170 milhões